O abandono de carrinhos é uma dor que praticamente todos os empreendedores têm: 80% das compras iniciadas não são finalizadas, segundo dados do E-commerce Radar . Portanto, se você quer profissionalizar o seu negócio e não sabe como fazer para que seus clientes concluam as compras, o checkout personalizado pode ser uma boa opção.
Ele é a solução para proporcionar mais rapidez na página de finalização de compras e aumentar a confiança dos consumidores na etapa mais crítica de uma loja virtual.
Sabendo disso, a Nuvemshop traz recursos nativos para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, além de um checkout acelerado via Nuvem Pago, o meio de pagamento próprio da plataforma, mesmo no plano gratuito, para que eles nem sonhem em desistir de suas compras. 😉
Sem mais delongas, saiba o que é o checkout personalizado, como criar um na prática, além de tirar todas as suas dúvidas sobre essa opção! Então, vamos lá?
O que é checkout personalizado?
Checkout personalizado é uma página de pagamento final personalizável, ou seja, um espaço onde os compradores inserem os dados, calculam o frete e finalizam a compra, com identidade visual alinhada à sua marca ou aos seus objetivos de negócio.
Para quem busca praticidade, plataformas de e-commerce já integram essa função, permitindo que você ofereça uma experiência de compra otimizada e voltada às conversões.
Checkout personalizado vs checkout padrão
Escolher a opção de checkout ideal para o seu negócio pode ser desafiador, uma vez que há mais de um tipo de opção de finalização de compra que você pode oferecer ao seu cliente.
Pensando nisso, fizemos uma tabela comparativa que explica as principais diferenças entre checkout personalizado e checkout padrão, ainda considerando o checkout transparente para que não reste dúvidas.
Confira quais são as características de cada um dos modelos:
Característica | Checkout Padrão (Redirect) | Checkout Transparente | Checkout Personalizado |
Ambiente de compra | O cliente é redirecionado para o site do intermediador de pagamento (PagSeguro, Mercado Pago etc.) para concluir a compra. | O cliente permanece no ambiente da sua loja durante todo o processo. O pagamento é processado “nos bastidores”. | O cliente permanece 100% no ambiente da sua loja, com fluxo e layout totalmente adaptados. |
Experiência do usuário (UX) | A mudança de site pode gerar desconfiança e fazer o cliente desistir da compra por achar que saiu do ambiente seguro da loja. | A experiência é descomplicada e unificada, sem quebras, o que transmite segurança e profissionalismo, mantendo o foco na compra. | O fluxo é desenhado para ser intuitivo e rápido, adaptando-se às necessidades específicas daquele negócio. |
Identidade visual | A página de pagamento exibe o logo e as cores do intermediador, enfraquecendo a identidade da marca na etapa mais essencial da venda. | Mantém o logo, as cores e o design da sua loja, reforçando a credibilidade da marca até a finalização. | Controle sobre os elementos visuais: layout, cores, fontes, campos do formulário etc. |
Taxa de conversão | É o modelo com a maior taxa de abandono de carrinho devido à quebra de confiança e ao redirecionamento. | Ao eliminar o redirecionamento e manter a consistência da marca, a confiança do cliente se mantém, resultando em mais vendas. | Permite otimizações contínuas para criar o caminho de menor atrito possível para a conversão. |
Complexidade de implementação | Geralmente é a integração mais simples e rápida de configurar, exigindo apenas a inserção de credenciais. | Requer uma plataforma de e-commerce completa (como a Nuvemshop) ou a instalação de módulos/APIs que suportem a funcionalidade. | Algumas plataformas já oferecem boas opções de personalização. No entanto, um controle total pode exigir desenvolvimento customizado. |
Sendo assim, é altamente recomendável que você invista em um checkout transparente e, caso precise, adapte-o para o personalizado. Dessa forma, você evita os temidos carrinhos abandonados, um dos maiores problemas de quem tem um e-commerce.
Qual é a importância do checkout personalizado?
Ter um checkout personalizado é importante para transmitir credibilidade, profissionalismo e segurança para os seus clientes.
Certamente, se você quer profissionalizar seu negócio sem complicação ou alto custo, criar uma página de checkout personalizada pode ser uma boa opção.
Afinal, ao disponibilizar um ambiente seguro, com seu logo e suas cores para a finalização das vendas, em vez de tratar sobre pagamentos e envios manualmente, por mensagem direta ou WhatsApp, você transmite mais confiança para os consumidores.
Ter um layout que é uma extensão da sua marca faz com que a conversão aconteça naturalmente, sem atritos ou redirecionamentos que podem levar à desistência.
Além disso, ter um checkout transparente e personalizado também otimiza seu tempo, já que automatiza uma das partes mais importantes da compra.
Quais são as vantagens de um checkout personalizado?
Aumentar a conversão com o checkout é o objetivo de qualquer empreendedor e página de finalização de compra é a etapa final e decisiva do seu negócio online. Dito isso, confira as vantagens do checkout personalizado a seguir:
- Redução de carrinhos abandonados;
- Aumento da credibilidade;
- Melhoria na experiência de usuário;
- Facilidade de pagamento;
- Coleta de dados.
Entenda cada um desses fatores detalhadamente:
Redução de carrinhos abandonados
Uma identidade visual coesa e que reflete as cores e formas da sua marca faz com que os clientes se sintam mais propensos a comprar seus produtos. Isso porque entendem que o checkout personalizado faz parte de um todo: é um site bem estruturado, coeso e otimizado para a finalização.
Aumento da credibilidade
O reforço da identidade também faz com que os usuários associem o seu site a um ambiente seguro, já que foi customizado para refletir o seu negócio e é único.
Dessa forma, não há a sensação de que foi direcionado para outra página ou que irá sofrer (mais) um golpe da internet. Afinal, a imagem que você passará é que a construção do site foi pensada justamente para garantir uma boa experiência de compra.
💡Saiba mais: Como saber se um site é seguro? Dicas para garantir segurança digital
Melhoria na experiência de usuário
Com um layout bem pensado e campos apropriados, a experiência do usuário (UX) passa a ser muito mais agradável e intuitiva, o que incentiva os clientes a concluírem as compras que ficaram no carrinho.
Inclusive, dados do NuvemCommerce 2025 constatam que, para e-commerces de menor porte, priorizar a experiência do cliente e adotar boas práticas, como ter opções de pagamento ágeis no checkout, é decisivo para obter mais performance, ou seja, aumentar a taxa de conversão.
💡Saiba mais: Experiência de compra: táticas para encantar seus clientes
Facilidade de pagamento
É importante estudar quais são os meios de pagamento preferidos do seu público para oferecê-los, de forma personalizada, no checkout. O Pix, por exemplo, é um método que caiu no gosto dos consumidores devido à sua simplicidade e segurança, ao mesmo tempo em que é vantajoso para os lojistas pela velocidade no recebimento e baixo custo.
Sendo assim, pense sempre em como você pode garantir que as suas formas de pagamento e as condições (parcelamentos, descontos) não sejam um impeditivo para os que estão interessados em seus produtos comprem mais.
Coleta de dados
Dependendo do tipo de produto ou serviço que você vende, adicionar campos personalizados pode ser um divisor de águas. Você pode disponibilizar um espaço para observações, caso venda produtos personalizados, por exemplo, para evitar retrabalhos e frustração mútua. Ou, então, fazer pesquisas, perguntando, por exemplo, “como nos conheceu?”.
Esses dados podem ajudar na elaboração dos pedidos ou servir como fonte valiosa de dados sobre os seus clientes. Mas, cuidado: não exagere na quantidade de informações solicitadas no checkout, já que ele deve ir direto ao ponto e priorizar a finalização das vendas.
Como criar um checkout personalizado?
Primeiramente, é necessário entender que não é possível alterar totalmente um checkout nativo, ou seja, excluir ou acrescentar informações importantes do formulário, por exemplo. Embora não esteja visível, a página de checkout carrega consigo a maior parte das integrações necessárias para que a loja funcione bem, os pagamentos sejam concluídos com sucesso e os dados dos seus clientes fiquem protegidos.
Portanto, algumas personalizações de checkout que são viáveis sem alterar suas funcionalidades são:
- Identidade visual: logo, cores e fontes que estejam de acordo com o tema que você escolheu;
- Adicionar observações: campos que permitem que os clientes deixem um recado direcionado à loja, que pode ser a respeito dos produtos em si, personalizações, dedicatórias, limitações de entrega ou qualquer outro assunto que afete a produção ou envio;
- Upsell e cross sell: outra integração via aplicativo, que possibilita inserir produtos complementares (cross-sell) ou versões mais caras de um produto (upsell) durante o checkout;
- Barra de frete grátis: essa função mostra uma barra que é preenchida conforme os itens são adicionados no carrinho, permitindo aos clientes entender visualmente o quanto ainda precisam comprar para ter o benefício do frete grátis;
- Checkout acelerado: ter um checkout acelerado, ou seja, que permite salvar as informações do cliente para preenchimento automático em futuras compras, faz com que a conclusão da compra seja muito mais rápida e simples, aumentando as conversões.
Quem tem uma loja na Nuvemshop pode aproveitar o checkout acelerado incluso na solução de pagamento nativa, o Nuvem Pago, que torna a finalização 3 vezes mais rápida que um checkout comum.
Para se ter uma ideia, a loja Wishin chegou a uma taxa de aprovação de 99,2% usando essa função na Nuvemshop, o que tornou as compras fluidas e a taxa de recompra ainda maior.
Quer saber mais sobre como a funcionalidade te ajuda a vender mais e melhor? Confira:
A seguir, entenda como a nossa plataforma de e-commerce pode ajudar a tornar o seu site ainda mais atrativo e otimizado!
💡Saiba mais: O que são cross selling e up selling e como usá-los para vender mais?
Como criar um checkout personalizado na Nuvemshop?
Pensando sempre na experiência que podemos proporcionar para os nossos clientes, a Nuvemshop oferece um checkout altamente personalizável e transparente por padrão.
Outro detalhe é que os lojistas que optam pelo Nuvem Pago, o meio de pagamento próprio da plataforma e recurso disponível em todos os planos Nuvemshop, ainda contam com o benefício do checkout acelerado, que simplifica a conclusão das compras e as torna muito mais ágeis. Veja o depoimento do Pedro Saggioro, coordenador de Marketing da ISZI:
A integração com Nuvem Pago tem acelerado e aumentado as taxas de conversão no checkout. Isso é um fato. A gente também não tem mais fraude no nosso site.
Além disso, uma das novidades da Nuvemshop para 2026 é o método Compre Agora, que possibilita ao cliente finalizar a compra diretamente na página do produto, sem precisar passar por outras etapas tradicionais. Incrível, não? 💅
Sendo assim, se você deseja saber como personalizar o checkout na Nuvemshop, saiba que existem várias maneiras, e nós vamos te ensinar cada uma delas! Descubra no vídeo a seguir como alterar as funcionalidades nativas:
📹 Veja também: Como personalizar checkout Nuvemshop e triplicar a conversão?
Ou então, veja como ativá-las nos passos seguintes:
Recursos nativos de personalização de checkout
Cores do layout no checkout
Quem tem uma loja na Nuvemshop pode ativar uma função que automaticamente reflete a identidade visual da marca na página do checkout.
Para isso, siga o passo a passo:
- No painel administrativo, vá até “Configurações”;
- Na área “Checkout”, clique em “Opções de checkout”;
- Em “Layout”, selecione o campo “Usar as cores do seu layout no checkout”;
- Clique no botão “Salvar” no final da página;
- Pronto! A sua página de pagamento automaticamente refletirá as cores da sua marca.
👉 Confira: Guia: personalizar o checkout na Nuvemshop
Mensagem do cliente
Outra personalização do checkout é a possibilidade de inserir um campo aberto para que os clientes possam fazer observações em relação aos pedidos.
Ter esse campo é altamente recomendável, porque evita atritos desnecessários em relação à entrega, personalização ou qualquer outra questão que seja relevante para a experiência de compra. Para ativar, você deve seguir o mesmo caminho das cores do layout, ou seja:
- No painel administrativo, vá até “Configurações”;
- Na área “Checkout”, clique em “Opções de checkout”;
- No campo “Mensagem do cliente”, ative a opção e dê um nome ou instrução de acordo com o seu negócio. Por exemplo: “Preencha se há restrições de entrega”, ou “Como nos conheceu?” ou, então, “É presente? Deixe uma dedicatória”;
- Feito isso, escolha se deseja marcar o campo como obrigatório ou opcional (sem marcar);
- Clique no botão “Salvar” no final da página;
- Dessa forma, o campo aparecerá para preenchimento no seu checkout.
Mensagem de página de seguimento
Quando seus clientes concluírem a compra, é provável que eles esperem algum direcionamento ou agradecimento pela confiança que depositaram na sua empresa.
Nós recomendamos que você agradeça ou parabenize pela compra e oriente sobre os próximos passos, como por exemplo, informar o número do pedido e dizer que a compra pode ser acompanhada por e-mail.
O caminho para ativar essa página, que aparece após a finalização no checkout, é:
- No painel administrativo, vá até “Configurações”;
- Na área “Checkout”, clique em “Opções de checkout”;
- No campo “Mensagem na página de seguimento”, ative a opção e use o texto padrão ou personalize de acordo com o tom de voz da sua marca, o perfil do seu público e seus objetivos;
- Clique no botão “Salvar” no final da página;
- Assim, o aviso aparecerá toda vez que uma compra for finalizada no seu site de vendas.
💡Saiba mais: Estratégias para criar uma página de agradecimento eficiente
Barra de frete grátis
A barra de frete grátis é outro recurso que mostra aos seus clientes quanto eles ainda precisam consumir para ganhar a isenção do frete. Com isso, as pessoas são incentivadas a inserir mais itens em seus carrinhos, aumentando o ticket médio da loja virtual.
Para ativar esse recurso visual, siga o seguinte tutorial:
- No painel administrativo, vá até “Loja online”;
- O layout escolhido para a sua loja aparecerá na tela, ao lado direito. Clique em “Editar layout atual”;
- No menu lateral esquerdo, vá até “Carrinho de compras”;
- Busque pela opção “Formas de entrega”. Feito isso, basta selecionar o campo para que o seu checkout mostre, automaticamente, quanto é necessário adicionar à compra para obter o benefício.
- Clique em “Publicar alterações” para atualizar a sua loja virtual.
Personalização de checkout Nuvemshop por aplicativo
Os lojistas parceiros da Nuvemshop também podem ter seus checkouts personalizados por meio de integração com aplicativos, complementando a customização nativa.
O Super Checkout, por exemplo, ajuda a reduzir o abandono de carrinho e a melhorar a experiência do usuário por meio de suas aplicações. Citamos alguns exemplos, a seguir:
- Checkout transparente (recurso nativo nas lojas Nuvemshop);
- Contador regressivo (timer);
- Recomendações de produtos;
- Layout personalizável;
- Selos de confiança e segurança;
- Validação de CPF e CNPJ;
- Mensagens personalizadas e prova social, como avaliações de clientes.
Para instalar esse aplicativo em sua loja virtual Nuvemshop e aumentar a sua conversão de vendas em até 40%, siga os passos abaixo:
- Na página do Super Checkout na Loja de Aplicativos Nuvem, clique no botão “Instalar aplicativo”;
- Aceite as permissões de uso clicando em “Aceitar e começar a usar” (é necessário estar logado em sua loja Nuvemshop);
- Você será direcionado para a página de login do aplicativo Super Checkout. Faça o login ou crie uma conta;
- Escolha o plano que melhor se adequa à sua necessidade;
- Clique em concluir e pronto! O aplicativo já está pronto para ser usado na sua loja virtual Nuvemshop.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Super Checkout na minha loja?
Tudo pronto para ativar o seu checkout personalizado?
O checkout personalizado traz mais confiança para os seus clientes, elevando a experiência de compra e, consequentemente, fazendo com que sua loja virtual tenha mais conversões.
Sabendo como essa área é o coração da sua operação, a Nuvemshop se dedica a trazer o melhor em tecnologia, como o checkout transparente e acelerado, a possibilidade de finalizar a compra na própria página do produto, além de recursos de personalização que melhoram o visual e geram mais identificação com o público.
Ainda não tem uma loja na Nuvemshop? Então, não perca mais tempo: crie uma loja grátis e profissionalize a sua empresa junto com a empresa que te ajuda a transformar os seus resultados de negócio. 💙
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