Para se destacar na concorrência acirrada do e-commerce e aumentar as conversões, muitos lojistas apostam em códigos promocionais, os famosos cupons de desconto, como uma forma criativa de oferecer vantagens e atrair clientes.
Segundo dados do Nuvemcommerce, a funcionalidade de inscrição para receber cupom de desconto para primeira compra, por exemplo, mostra-se bastante eficaz, tanto para capturar leads quanto para aumentar a taxa de conversão.
Ainda de acordo com a pesquisa, os cupons são usados:
- por 67% dos lojistas que faturam até R$ 20 mil por mês, visando conversões rápidas;
- por 79% dos lojistas com faturamento acima de R$ 20 mil, junto à estratégias como ofertas relâmpago, kits de produtos e cashback.
Dito isso, continue a leitura e descubra porque o código promocional é tão popular entre empreendedores, além de dicas para criar, divulgar e medir o sucesso das suas campanhas com cupons!
Mas antes, você já conhece o Nuvem Marketing? Ele é um benefício para quem tem uma loja online na Nuvemshop, em que você pode automatizar as suas campanhas, oferecer cupons, recuperar carrinhos abandonados e muito mais. Faça como os nossos lojistas parceiros e aumente suas vendas em até 20% usando a ferramenta:
Quais são os benefícios do código promocional para uma loja virtual?
O código promocional é um facilitador da jornada dos clientes em sua loja virtual. De maneira geral, ele é um incentivo para que as compras aconteçam de forma mais rápida ou efetiva.
Confira alguns dos benefícios do código promocional na prática:
- Aumento nas vendas: descontos eliminam dúvidas e aceleram a conclusão das vendas;
- Redução de abandono de carrinho: estratégias de recuperação de carrinhos com cupons de “última chance” ajudam a converter mais por meio de remarketing;
- Aquisição de novos clientes: os cupons de primeira compra atraem e convertem visitantes de primeira viagem;
- Fidelização de clientes: cupons ajudam a valorizar a lealdade com ofertas e descontos exclusivos;
- Renovação de estoque: o uso de códigos promocionais para vender produtos parados ou de coleções passadas ajuda a dar vazão no estoque;
- Mapeamento da efetividade de canais: quem vende nas redes sociais, por exemplo, pode criar cupons específicos para entender o quanto o canal ajuda a converter;
- Coleta de dados: oferecer descontos em troca de e-mails ou inscrições é uma forma de captar leads valiosos e trabalhar campanhas de marketing ao longo do tempo.
💡 Saiba mais: Marketing digital: o que é e como fazer?
Exemplos de códigos promocionais
Os códigos promocionais são bastante versáteis, e podem variar de acordo com a estratégia de cada marca. Para facilitar, listamos abaixo os tipos de cupons mais populares:
Desconto Percentual (%)
Esse formato é ideal para compras de maior valor ou lojas com ticket médio alto, já que dá a impressão de gerar mais desconto. Exemplo: “10% OFF em todo o site” ou “15% de desconto na categoria ‘Novidades’”.
Valor fixo
Ideal para quem quer garantir uma margem de lucro segura, consiste em descontar um valor predeterminado, acima de um valor preestabelecido. Exemplo: “R$ 50 de desconto nas compras acima de R$ 350 com o cupom “MENOS50”.
Frete grátis
O frete ainda é um dos principais motivos de abandono de carrinhos no e-commerce. Por isso, 56% dos lojistas da Nuvemshop com faturamento mensal até R$ 20 mil e 64% dos que faturam acima de R$ 20 mil usam essa estratégia para reter clientes, de acordo com o NuvemCommerce.
Para isso, você pode criar uma regra que determine um valor mínimo de compra para o benefício, por exemplo: “Frete grátis nas compras acima de R$ 299”.
Quem tem loja na Nuvemshop já sai na frente, já que é possível configurar essa opção para a forma que for mais interessante para o seu negócio. Inclusive, de maneira simples e rápida no painel administrativo da sua loja virtual:

Área de frete grátis no painel da Nuvemshop
Para isso, basta seguir o passo a passo:
- No painel administrativo Nuvemshop, vá até Descontos > Frete grátis no menu lateral;
- Clique em “Criar frete grátis”;
- Selecione a opção que melhor se enquadra na sua estratégia;
- Prontinho! Você já consegue oferecer esse benefício aos seus clientes, sem nenhuma complicação!
👉 Confira: Opções de frete grátis para a sua Nuvemshop
Brindes
Caso você queira girar o estoque parado ou incentivar a compra de um novo produto, uma boa alternativa de estratégia de cupom para e-commerce pode ser oferecer brindes ou amostras grátis. Exemplo: “Compre X e ganhe Y”.
Na Nuvemshop, você consegue oferecer esse tipo de vantagem para os seus clientes acessando a aba “Promoções”, dentro de “Descontos” no menu lateral. Ali, você encontrará um recurso nativo da plataforma para oferecer brindes:

Área de promoções da plataforma Nuvemshop
Outra opção é usar aplicativos como o HintUP Promoções, que se integram facilmente ao seu site de vendas da Nuvemshop e ajudam a diversificar ainda mais essa oferta aos seus clientes.
Descontos progressivos
Por fim, criar um código promocional de desconto progressivo, ou seja, aumentar o desconto conforme o volume da compra, também é uma boa tática para aumentar o ticket médio. Exemplo: “Desconto progressivo: 10% nas compras acima de R$ 150 e 20% de desconto a partir de R$ 400”.
Quem tem loja na Nuvemshop pode criar regras de desconto progressivo atrelado à quantidade de produtos, diretamente do painel administrativo. Basta acessar a aba “Promoções”, em “Descontos” no menu lateral e, em “Tipos de desconto”, selecionar a opção “Desconto progressivo por quantidade”:
Quer encontrar outras opções para oferecer desconto progressivo? Sem problemas: acesse a nossa Loja de Aplicativos Nuvem e escolha qual opção de ferramenta de marketing melhor se adequa ao estilo do seu negócio!
Como criar um código promocional?
Assim como todo plano de ação para vender mais, criar um código promocional não é tão simples quanto parece. Afinal, a campanha criada impactará diretamente o seu negócio e, se não for bem planejada, pode até resultar em prejuízo.
Portanto, siga os passos a seguir para que seus vouchers de desconto façam sucesso:
Defina o objetivo da campanha
Cada tipo de código promocional que citamos atende a uma proposta diferente. Nesse caso, pergunte-se:
- Quero limpar o estoque?
- Desejo atrair novos clientes?
- Preciso aumentar meu ticket médio?
- Necessito reduzir a taxa de carrinhos abandonados?
De acordo com suas respostas, será possível definir o tipo de desconto que melhor se encaixa ao que você precisa, levando em consideração o seu fluxo de caixa e a sua capacidade de atender à demanda com excelência.
💡 Saiba mais: Como criar uma campanha de desconto?
Escolha o tipo de código promocional mais adequado
Após estabelecer o objetivo, é hora de colocar a mão na massa e testar o que melhor se adequa à realidade do seu negócio.
Para te ajudar nessa missão, criamos uma tabela que compara os tipos de código promocional de acordo com o objetivo de cada empreendedor, com pontos fortes e de atenção:
Tipo de código | Descrição | Objetivo | Vantagem | Ponto de atenção |
Desconto Percentual (%) | Porcentagem de desconto sobre o valor da compra (Ex: “10% OFF”). | Incentiva compras de maior valor. | A percepção de economia aumenta junto com o valor do carrinho. | Pode reduzir consideravelmente a margem de lucro em produtos de alto custo. |
Desconto de Valor Fixo (R$) | Valor fixo de desconto, geralmente com gasto mínimo (Ex: “R$ 30 OFF acima de R$ 180”). | Garante um ticket médio mínimo. | Mantém as margens de lucro, já que o valor do desconto não varia conforme o total da compra. | Menos atrativo em compras de valor elevado. |
Frete Grátis | Isenta o pagamento da taxa de entrega e pode ser atrelado a um valor mínimo de compra. | Reduz o abandono de carrinhos. | Um dos benefícios mais desejados pelos consumidores e poderoso fator de decisão. | O custo do frete é absorvido pela loja, exigindo planejamento financeiro. |
Brinde | Aquisição de produto extra ao realizar uma compra específica. | Aumenta o valor percebido, apresenta novos produtos ou faz girar oestoque. | Experiência de compra positiva (unboxing) e pode criar novas oportunidades de venda. | Custo do brinde e logística devem ser considerados. |
Desconto Progressivo | Desconto aumenta conforme o valor da compra atinge novas faixas (Ex: “10% acima de R$ 100, 15% acima de R$ 200”). | Aumenta significativamente o ticket médio. | Incentiva o cliente a adicionar mais itens para atingir um nível maior de desconto. | As regras precisam ser comunicadas de forma clara para não gerar frustração. |
Configure as regras
Feita a escolha do código promocional, é hora de estabelecer as condições de uso. Para isso, reflita sobre as seguintes questões:
- Validade: qual será a data de início e fim da campanha;
- Limite de uso: quantas vezes o código poderá ser usado ou valor total de uso;
- Restrições: quais produtos, coleções ou categorias participarão terão desconto;
- Valor mínimo: quanto o cliente deverá gastar para ativar o cupom de desconto.
Onde criar o código promocional
Geralmente, as plataformas de e-commerce disponibilizam campos para cadastro de cupons de desconto em seus painéis administrativos.
No caso da Nuvemshop, há várias formas de fazer promoções e oferecer descontos, seja diretamente no administrador ou integrando a sua loja a aplicativos com recursos avançados.
Você pode conferir como fazer um cupom de desconto e outras promoções na Nuvemshop no vídeo a seguir:
4 dicas para não errar ao criar um código promocional
Sabemos que as suas intenções são as melhores, mas para que tudo dê certo, é preciso ter alguns cuidados na hora de criar seus códigos promocionais. São eles:
- Crie regras claras: garanta que as regras e condições sejam simples de entender e serem executadas para não gerar confusão ou frustração entre os seus clientes;
- Dê descontos possíveis: calcule a margem de lucro antes de criar a oferta e evite surpresas desagradáveis;
- Cuidado com a canibalização: segmente as ofertas para que você não perca vendas de clientes que já iam comprar seus produtos cheio;
- Capriche na divulgação: não espere que os cupons sejam encontrados espontaneamente, divulgue a ação em diversos canais.
Como divulgar um código promocional?
Embora seja uma ótima tática para atrair e fidelizar clientes, você já deve imaginar que nenhuma promoção faz sucesso sozinha, né? É importante disseminar a novidade por aí, para poder chamar a atenção da sua audiência e de possíveis novos clientes.
No entanto, como fazer isso? Em seguida, damos algumas dicas que podem te ajudar a divulgar seus códigos promocionais.
Site próprio
A sua loja virtual não pode ficar de fora da estratégia de comunicação. Crie banners e pop-ups de intenção de saída, por exemplo, além de ativação do banner de promoções no topo do site.
Na Nuvemshop, você pode inserir e configurar esse banner de destaque promocional indo até o painel administrativo, depois em “Loja online > Layout” e clicar em “Editar layout”. Em “configurações avançadas”, clique em “Cabeçalho” e, em seguida, desça até a opção “Barra de anúncio”:

Exemplo de divulgação de campanha de desconto em banner de loja virtual na Nuvemshop
👉 Confira: Como inserir uma pop-up promocional no meu layout?
E-mail marketing
O e-mail marketing é um ótimo aliado nessas horas. Ative a sua base de leads e dispare e-mails contando a novidade, além de programar automações para abandono de carrinho.
Não deixe de fazer uma versão especial para aqueles clientes que não interagem há um tempo com a sua marca, tentando aquecer essa base. Aliás, quer transformar as suas estratégias de e-mail marketing?
Confira o nosso e-book com dicas práticas de como elevar os seus resultados:
Redes sociais
É provável que essa tenha sido a primeira ideia que cruzou a sua mente quando falamos sobre divulgar seus códigos promocionais, certo? Mas, não custa reforçar: faça posts no feed e stories do Instagram, mande DMs para seguidores ativos e, se possível, também conte a novidade no TikTok, que costuma alcançar um público bastante interessado nesse tipo de oportunidade.
💡 Saiba mais: Como vender no TikTok? Estratégias comprovadas
A comunicação direta também é de grande importância quando falamos de ações promocionais. Para conseguir uma boa taxa de conversão, invista também no envio de mensagens pelo WhatsApp e até mesmo por SMS, caso seja viável.
Anúncios
Caso queira potencializar a sua ação, você também pode investir em uma campanha pontual no Google Ads, Instagram Ads ou TikTok Ads, por exemplo, com anúncios chamando para ativar o cupom.
Influenciadores
Os influenciadores digitais já não são novidade para ninguém. No entanto, é inegável que eles têm o poder de encantar e estimular seus seguidores a comprar produtos que divulgam, demonstram e validam.
Ainda, engana-se quem pensa que é preciso desembolsar uma grande quantia de dinheiro para investir em marketing de influência. Até mesmo as campanhas feitas com micro influenciadores podem dar um retorno inesperado — logo, que tal criar códigos promocionais individualizados para parceiros alinhados com o seu nicho e proposta de marca?
Comunidade da marca
Estimular o conteúdo gerado pelo usuário, ou seja, o próprio cliente da marca, também pode render bons resultados. Conhecido como UCG, consiste em estimular a interação e usar a sua audiência mais engajada para ser promotora da sua empresa.
Dito isso, pode ser interessante divulgar os seus cupons de desconto entre os consumidores e, até, quem sabe, criar códigos únicos para que possam divulgar e trocar por vantagens conforme o volume de indicações e vendas concluídas.
Como medir o sucesso de uma campanha de cupons?
Medir os resultados da sua estratégia de códigos promocionais é tão importante quanto o planejamento e a execução. Afinal, você precisará de dados para analisar o sucesso e, consequentemente, quanto deverá investir nesse tipo de ação no futuro.
Primeiramente, é necessário avaliar qual foi o total da receita gerada pelos cupons. Além disso, observe se o ticket médio das compras com o código promocional aumentou em relação às compras que não utilizaram o desconto.
Entenda também se não houve impacto na margem de lucro, o que poderia prejudicar a saúde financeira do seu site de vendas.
Outros meios de avaliar se a campanha foi bem sucedida é calcular o custo de aquisição de clientes (CAC) e também a taxa de uso dos cupons, que pode ser medida da seguinte forma:
Taxa de uso de código promocional = (Número de vezes que o cupom foi usado / Número total de transações) x 100
A seguir, damos um exemplo para ilustrar esse cálculo:
Vamos supor que uma empresa fez um código promocional para a Black Friday — o “BLACK15”. Caso essa loja virtual tenha feito um total de 9 mil vendas no período e que o cupom “BLACK15” tenha sido utilizado 720 vezes, temos:
Taxa de uso do cupom “BLACK15” = (720 / 9.000) x 100 = 8%
💡 Saiba mais: O que são métricas de vendas e quais acompanhar?
Tudo certo para criar os seus códigos promocionais?
Os códigos promocionais são uma ferramenta versátil, que pode ser utilizada de acordo com o objetivo de cada marca. Se criados a partir de uma estratégia bem definida, são um recurso poderoso para alavancar vendas e atrair novos clientes.
Tudo pronto, então, para criar seu primeiro código promocional? Conte com a Nuvemshop para essa tarefa — nós te ajudamos a economizar tempo para criar e acompanhar as suas vendas por meio de um painel intuitivo, que centraliza todas as suas vendas e te ajuda a ver os resultados com mais clareza. Crie sua loja virtual grátis e aproveite para impulsionar o seu negócio sem depender de terceiros!
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