Anuncio
Anuncio

Muito se fala sobre checkout transparente em lojas virtuais e todas as vantagens que esse recurso pode trazer. Mas você sabe realmente como ele funciona?

Se ainda não, você chegou ao conteúdo certo! Aqui, vamos descobrir as principais características do checkout transparente e como habilitá-lo na sua loja virtual. Siga com a leitura e aproveite o conteúdo! 😉

Monte sua loja virtual grátis e leve sua marca mais longe com a Nuvemshop!

O que é checkout transparente?

Checkout transparente é o recurso que permite que o consumidor conclua a jornada de compra na própria loja virtual, sem que ele seja redirecionado para um site externo para pagar.

Anuncio

Portanto, diferentemente do checkout padrão e do lightbox, o usuário não é transferido para o site do intermediador de pagamento por meio de uma nova aba ou de um pop-up.

Do ponto de vista técnico, no checkout transparente, há uma comunicação de dados entre a loja virtual e o processador de pagamento no back-end (parte interna e estrutural do site), sem alterar o front-end (parte exibida ao usuário).

Assim, com esse recurso, a etapa de decisão da jornada de compra se torna mais ágil e segura diante dos olhos do cliente, já que não há nenhuma mudança no fluxo visual.

É primordial, portanto, atentar-se ao funcionamento do checkout do seu e-commerce e entender se o checkout transparente é a melhor opção para o seu consumidor e, consequentemente, para o seu negócio.

Afinal, o que é checkout?

O termo em inglês “checkout”, se traduzido ao pé da letra, significa “verificação de saída”. Difundido ao redor do mundo, essa expressão passou a ser utilizada em diversos ambientes, como em aeroportos, hotéis e, inclusive, no e-commerce.

Em lojas virtuais, o checkout se refere ao momento em que o usuário finaliza a compra, depois de colocar os produtos que deseja no carrinho. Esse processo envolve o cadastro pessoal do cliente, a seleção do endereço de entrega e o pagamento.

Quais são os tipos de checkout para loja virtual?

Existem diferentes métodos e tecnologias que podem ser usados para implementar o checkout, e eles podem variar de acordo com o provedor de pagamento e a plataforma de comércio eletrônico utilizados.

Alguns dos tipos de checkout mais comuns incluem:

Checkout padrão

O checkout padrão é um processo de finalização de compra no qual o cliente é direcionado para uma página separada ou externa ao site principal para inserir suas informações de pagamento e concluir a transação.

Nesse modelo, o comprador geralmente é redirecionado para um ambiente seguro, como o de um provedor de pagamento, onde ele insere detalhes como dados do cartão de crédito, endereço de entrega e outras informações necessárias.

Embora seja amplamente utilizado, o checkout padrão pode ser menos conveniente para os clientes, pois requer uma transição fora do ambiente de compra principal, o que pode aumentar a taxa de abandono de carrinho e complicar a experiência de compra.

No exemplo a seguir, o cliente foi redirecionado para a página do intermediador de pagamento para finalizar a transação:

Captura de tela exemplo de checkout padrão para diferenciar do checkout transparente

Checkout lightbox

No checkout lightbox, em vez de redirecionar os clientes para uma página externa, um pequeno pop-up ou janela “lightboxaparece na própria página de produtos ou carrinho de compras, permitindo que os clientes insiram suas informações de pagamento de forma rápida, sem sair do site principal.

Essa abordagem oferece uma experiência mais fluida e simplificada para os compradores, reduzindo a taxa de abandono de carrinho e melhorando a usabilidade durante o processo de checkout.

No exemplo abaixo, uma janela externa aparece na página do e-commerce para que o usuário insira os dados de pagamento e finalize a compra:

Checkout transparente

Já o checkout transparente visa proporcionar uma experiência de pagamento integrada e sem interrupções para os clientes.

Nesse modelo, todas as etapas, desde a seleção dos produtos até a inserção das informações de pagamento e conclusão da transação, ocorrem na própria página da loja virtual, sem redirecionamentos para sites externos ou pop-ups.

Isso simplifica a experiência do comprador, aumenta a confiança e pode reduzir as taxas de abandono de carrinho, uma vez que os clientes não são desviados para ambientes desconhecidos durante o processo de compra.

A seguir, um exemplo de loja com checkout transparente. Aqui, é possível finalizar o processo de pagamento dentro da página da loja, sem sair para sites externos:

Checkout com um clique

O checkout com um clique é feito por meio da funcionalidade one-click buy, que permite salvar dados de entrega e de pagamento com cartão de crédito para compras futuras. Assim, o consumidor tem a opção de armazenar seus dados em segurança, por meio de um processo de tokenização, e fechar compras com um único clique.

Veja como o one-click buy funciona na Nuvemshop: na primeira compra na plataforma, o cliente precisa digitar todos os dados (nome, endereço, cartão de crédito e demais informações) e a opção de salvar dados aparece no final da página.

Ao salvar os dados, o consumidor salva todas as informações para sua próxima compra, agilizando ainda mais o checkout:

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Quais são as vantagens do checkout transparente?

Desenvoltura, agilidade e confiabilidade são pontos positivos do checkout transparente. Entretanto, há outros benefícios que você pode conferir a seguir. Acompanhe!

1. Melhora a experiência do usuário

Diferentemente de um ambiente físico, em uma loja virtual, o cliente se distrai com mais facilidade, seja com outros sites ou com tarefas do dia a dia, como atender um telefonema, preparar uma refeição etc. Por isso, é importante que o processo de compra online seja simples e rápido.

Ao eleger o checkout transparente, sua marca proporciona um espaço digital integrado e fluido.

Para compras incentivadas por gatilhos mentais (estímulos a mecanismos cerebrais), por exemplo, esse tipo de fechamento é uma ótima opção, já que, ao longo da jornada, o avanço por uma única barra de progresso pode aumentar o foco e diminuir a ansiedade do consumidor.

💡Saiba mais: O que é neuromarketing e como usar esse conceito na empresa?

2. Aumenta credibilidade da marca

Você sabia que o fator falta de segurança é o responsável por 19% do abandono de carrinhos no e-commerce? Assim, além de investir em selos e certificados, é essencial fazer com que o usuário se sinta confortável ao longo da jornada.

Para tal, o checkout transparente é extremamente indicado. Evitando qualquer tipo de desconfiança com a abertura de novas abas (como pode acontecer nos checkouts padrão e lightbox), ele permite que todo o processo de compra possua uma mesma identidade visual — incluindo cores do layout e logotipo da marca.

Além disso, no ambiente unificado do checkout transparente, é exibido o resumo do pedido e solicitado um breve cadastro pessoal, o que propicia um percurso bastante intuitivo, completo e seguro.

3. Otimiza a taxa de conversão

Considerando os dois tópicos anteriores sobre checkout transparente, este terceiro é uma consequência. Se o seu cliente, ao longo da jornada de compra, tiver uma experiência positiva e sentir segurança para fechar o carrinho de compras, é fato que a taxa de conversão do seu negócio alcançará novos patamares, certo?

Aprenda a converter visitas em vendas reais com o e-book de CRO para e-commerce da Nuvemshop!

Por que o checkout transparente é importante?

O abandono do carrinho de compras, infelizmente, é algo que acontece com muita frequência dentro do comércio eletrônico. Segundo uma pesquisa, essa taxa chega a 85% no Brasil.

Os motivos para isso podem ser os mais diversos, como frete muito caro ou prazo de entrega muito demorado. Mas, dentre eles, destaca-se também a falta de transparência no momento do checkout.

Como falamos anteriormente, finalizar a transação de compra no mesmo site em que os produtos foram selecionados, além de melhorar a experiência daquele usuário, também dá mais segurança a ele.

Isso porque o cliente não precisa ser redirecionado para nenhum ambiente externo e, portanto, não há “quebra” no fluxo de compra e nem mudança na identidade visual.

Segundo o relatório E-commerce Trends, realizado pela Octadesk, por exemplo, 75% dos brasileiros não voltariam comprar em uma loja online (ou física) após desistir por problemas no checkout durante uma compra online. Isso é suficiente para dar importância a essa etapa da compra, não é mesmo?

Assim, se você vende pela internet ou está pensando sobre como montar uma loja virtual, conhecer e aplicar o checkout transparente pode ser de extrema importância para o seu negócio. Nos próximos tópicos, vamos nos aprofundar nas vantagens desse processo e conferir dicas de como configurá-lo!

Como configurar o checkout transparente na Nuvemshop?

Depois de compreender o que é checkout transparente e todas as suas vantagens, não poderíamos deixar de mencionar as opções disponíveis de checkout transparente na Nuvemshop.

Na nossa plataforma de e-commerce, temos integrações com os melhores intermediadores de pagamento do mercado e benefícios especiais para clientes Nuvemshop. No quesito checkout transparente, destacam-se:

Nuvem Pago

O Nuvem Pago, solução de pagamento nativa da Nuvemshop, funciona por meio do checkout transparente. Esse é o recurso que permite que o consumidor conclua a jornada de compra dentro da própria loja virtual.

Assim, não há uma quebra no fluxo de compra, capaz de causar estranhamento ao direcionar o consumidor para outra página realizar a finalização.

Ou seja, por meio desse tipo de checkout, o Nuvem Pago proporciona uma ótima oportunidade de aumentar a credibilidade da sua marca, melhora a experiência do usuário e otimiza a taxa de conversão.

PagSeguro (PagBank)

Uma das APIs de pagamento mais conhecidas do mercado, o PagSeguro, agora PagBank, também disponibiliza a opção de checkout transparente, juntamente com uma experiência de compra customizável para a sua loja virtual.

⚙️ Baixe o aplicativo: PagBank

Mercado Pago

Por fim, o Mercado Pago (solução de pagamentos do Mercado Livre) também está disponível para a integração na Nuvemshop e é mais uma opção para quem deseja aplicar o checkout transparente no seu e-commerce.

⚙️ Baixe o aplicativo: Mercado Pago

Como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual?

Se o abandono de carrinhos tem sido um grande problema para a sua loja virtual, conheça três estratégias para reduzir esse índice:

Ofereça login via Facebook ou Gmail na loja virtual

Geralmente, um dos primeiros passos para iniciar o checkout (seja ele transparente ou não) é criar ou fazer o login em uma conta específica dentro da loja virtual na qual se está escolhendo os produtos.

Assim, quanto mais fácil for o caminho do seu cliente até a conclusão da compra, melhor. Por isso, uma dica para tentar evitar o abandono do carrinho de compras é oferecer a opção de login via Facebook ou Gmail no seu site.

Ou seja, o consumidor terá a opção de criar uma conta utilizando os dados que já estão salvos no seu navegador, sem a necessidade de escolher uma nova senha e todo aquele processo que conhecemos bem.

Garanta um checkout otimizado para dispositivos móveis

Outra dica valiosa é ter a responsividade como foco dentro do seu e-commerce. Segundo dados do NuvemCommerce, cerca de 74,5% das vendas em lojas da Nuvemshop foram realizadas por meio de dispositivos móveis em 2024.

Assim, ter um site — e principalmente um checkout — adaptado às telas mobile é uma necessidade para converter mais.

Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça um layout responsivo. A Nuvemshop, por exemplo, além de ter integração com os maiores players de checkout transparente, garante layouts totalmente otimizados para as telas de smartphones e tablets.

Disponibilize as formas de pagamento que seu cliente mais usa

Estudar e conhecer o seu nicho de mercado é fundamental em qualquer negócio. Mas, quando falamos das lojas virtuais, é importante ter um olhar mais detalhado para partes específicas do processo de compra, como as formas de pagamento, por exemplo.

Por isso, para receber pagamento online, saiba se o seu público-alvo tem preferência pelas compras pagas no cartão de crédito, no boleto bancário ou no Pix.

Assim, será possível disponibilizar, exatamente, os meios de pagamento utilizados por ele, evitando o abandono de carrinho por esse motivo.

Tudo certo sobre o checkout transparente?

Esperamos que, neste artigo, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre checkout transparente. Afinal, como vimos, esse é um recurso essencial para proporcionar mais segurança e melhorar a experiência do cliente com a sua marca.

E, se você quiser colocar tudo isso em prática, aproveite para criar a sua loja grátis na Nuvemshop ainda hoje e aproveitar todas as vantagens do checkout transparente com o Nuvem Pago! 💙

Aqui você encontra:

O post O que é checkout transparente e como usar na conversão? apareceu primeiro em Blog da Nuvemshop.

source

Anuncio

Anuncio
Leave A Reply

Anuncio
Anuncio

Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência ao usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies e com nossa política de cookies. Clique no link para mais informações.

ACEPTAR
Aviso de cookies
Exit mobile version