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Última atualização em 12/09/2025 às 11:39
Parte da construção de uma marca impactante é garantir que ela seja instantaneamente reconhecida pelo seu público-alvo. 
Para isso, temos a estratégia de marca. Com uma estratégia sólida, sua empresa consegue criar uma presença consistente que se torna um nome conhecido.
Mas você precisa entender o que compõe uma estratégia de marca, como desenvolvê-la e como deve ser uma boa estratégia de marca, né?
Então continue lendo para começar a criar a sua!
Principais conclusões:
Uma estratégia de marca é um plano que sua empresa elabora para construir uma marca identificável. 
Pense em marcas como Starbucks, Apple ou Havaianas. Seus logotipos são instantaneamente reconhecíveis, não é mesmo?
Essas são marcas fortes. 
E se tornaram tão conhecidas por suas estratégias de marca eficazes.
Uma boa estratégia inclui diretrizes para todos os aspectos da marca: os elementos visuais, como devem ser usados, a voz geral e os tipos de conteúdo que desejam promover.
Exemplo: o logotipo da sereia verde-floresta da Starbucks se tornou tão reconhecível que a marca conseguiu remover o nome “Starbucks Coffee” do logotipo e adotar apenas a sirene.
Isso foi possível porque a marca tem diretrizes extremamente rígidas sobre como o logotipo pode ser usado. 
Imagine se diferentes locais usassem cores, fontes ou outros elementos visuais diferentes, em vez do logotipo padrão do Starbucks.
Não seríamos capazes de reconhecê-lo tão facilmente se cada local tivesse uma variação diferente, certo?
É aqui que entra a estratégia de marca. 
Se você pretende criar uma estratégia de marca, tem que compilar tudo em um documento de fácil acesso. 
Essa é uma etapa essencial por vários motivos.
Uma estratégia de marca documentada:
Marcas reconhecidas tendem a ter muito mais longevidade do que aquelas que não ficam na mente do seu público-alvo. 
E desenvolver uma estratégia de marca sólida pode ter muito a ver com isso.
Se você quer que sua marca permaneça na mente dos seus clientes, precisa criar sua própria estratégia.
Calma que eu ajudo:
Pense na sua marca quase como uma pessoa. 
Uma entidade própria. Quem é ela? O que é importante para ela? Que tipo de linguagem ela usa para falar sobre si mesma?
Para ser um pouco menos abstrato, sua identidade de marca deve consistir em três coisas principais: valores, voz e recursos visuais.
O que sua marca representa? Qual foi o grande “porquê” que levou você a abrir sua empresa? Não o “preciso pagar minhas contas”. 
Mas o que levou você ao seu negócio específico.
Por exemplo, você pode estar iniciando um negócio de software que soluciona um problema grande que você enfrentou e quer ajudar outras pessoas com o mesmo problema.
Ou você pode estar realmente interessado em uma instituição de caridade, ou causa específica e quer vender um produto relacionado a essa causa e doar parte da renda.
Pense no “porquê” do seu negócio. Isso será muito importante na próxima etapa, mas também é uma parte importante da identidade geral da sua marca. 
Sua voz, personalidade e elementos visuais devem estar relacionados ao motivo da existência do seu negócio.
Ao pensar na voz e na personalidade por trás da sua marca, você precisa considerar como quer ser percebido. 
Novamente, isso se relaciona aos seus valores, pois você quer que a voz escolhida faça sentido para a razão de ser da sua empresa.
Se você abriu um negócio com uma causa séria em mente, uma personalidade ousada entraria em conflito com a história inicial da marca, percebe?
Em vez disso, você deve adotar uma abordagem mais sincera.
Mas, por outro lado, se você quer apenas resolver um pequeno problema, uma voz de marca sarcástica e caprichosa pode ser exatamente a maneira de se destacar.
E, por fim, você precisa considerar seus elementos visuais. 
Embora seus valores e sua voz ainda façam parte da sua identidade e da forma como as pessoas podem reconhecer sua marca, os elementos visuais realmente fecham o negócio. 
Afinal, embora as pessoas possam reconhecer instantaneamente o conteúdo caótico do Duolingo, é a grande coruja verde que o solidifica!
Seus elementos visuais representam o logotipo da sua empresa, o esquema de cores e as opções de fonte. 
São eles: a memorável sereia do Starbucks, o icônico movimento da Nike, os arcos dourados do McDonald’s.
Pense em qual esquema de cores você deseja representar para o seu negócio e, em seguida, trabalhe com um designer para criar seu logotipo e tipografia.
No primeiro passo, falamos sobre encontrar o seu “porquê”. Agora é hora de detalhar isso e criar a história por trás da sua marca.
Para algumas marcas, essa história é mais interna, sendo compartilhada entre os membros da equipe e incluída nos documentos de integração para que todos conheçam os princípios do negócio. Nem todo mundo sabe.
Mas outras, como a marca de refrigerantes Poppi, optam por compartilhar sua história em voz alta. 
A Poppi tem uma página em seu site intitulada literalmente “Nossa História “, que explica como o negócio surgiu e os valores por trás da marca.
Depende de você a forma como quer compartilhar a sua história. 
Mas entenda que escrevê-la será uma parte fundamental da construção de uma marca duradoura.
Ter uma compreensão clara do seu público-alvo é um componente essencial da sua estratégia, porque você precisa saber para quem está tentando vender para entender o que eles querem ver na sua marca. 
Atrair as massas faz parte da construção de uma marca reconhecível. 
Você precisa criar elementos visuais e mensagens com os quais as pessoas que você está segmentando realmente se identifiquem.
Pense assim: se o seu negócio tem como público-alvo as gerações mais velhas ou os cargos mais altos da empresa, as gírias da Geração Z não precisam fazer parte da sua mensagem. 
E vice-versa, um vocabulário abafado vai afastar os Millennials mais rápido do que clicar em “Publicar” na primeira publicação nas redes sociais.
Para identificar o mercado-alvo da sua marca, você precisa:
Crie uma persona de cliente com todas as informações demográficas, psicográficas e comportamentais coletadas durante sua pesquisa. 
Sua persona de cliente é como um perfil fictício da pessoa (ou pessoas) com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço e pode ser a solução perfeita para ajudar você a descobrir como comercializá-la.
Agora que você sabe para quem está direcionando seu marketing, é hora de criar sua mensagem. 
Sua mensagem de marketing se refere às palavras que você usa para comunicar sua proposta de valor ao seu público-alvo. 
É como você escolhe expressar seu conteúdo promocional de uma forma que ressoe com as pessoas com maior probabilidade de se tornarem seus clientes.
Elaborar sua mensagem geral pode ajudar a estruturar o restante do seu conteúdo de marketing. 
Pense no slogan “Just Do It” da Nike. 
Essa é a mensagem geral da marca, e todas as suas promoções têm uma vibe semelhante, incentivando o público a superar obstáculos e simplesmente ir em frente e fazer o que se propôs a fazer.
Para criar sua mensagem de marketing, você precisa considerar:
Em seguida, você cria uma mensagem que vai repercutir no seu cliente-alvo para que ele entenda claramente por que sua empresa é a solução certa para ele.
O último passo é compilar tudo em um documento de fácil acesso que você possa compartilhar com sua equipe e incluir no processo de integração! 
Crie seções para cada um dos diferentes tópicos que abordamos aqui:
Você também pode incluir algumas outras informações, como seus concorrentes e suas metas comerciais gerais, para que todos estejam na mesma página.
Finalmente, tenha a certeza de o que sua marca deve representar seja bem conhecido internamente para que você possa começar a desenvolver um negócio reconhecível e duradouro, ok?
Uma estratégia de marca é o plano de jogo por trás de como sua empresa se apresenta ao mundo. 
Ela descreve tudo, desde a voz e o visual da sua marca até sua missão e público. O objetivo é construir uma identidade consistente e reconhecível que gere confiança e mantenha sua empresa em evidência. 
A estratégia de desenvolvimento de marca é o processo contínuo de construção e evolução da sua marca. 
É como você deixa de ter apenas um logotipo e se torna uma marca que as pessoas reconhecem, confiam e com a qual desejam interagir. 
Isso inclui definir a identidade da sua marca, criar mensagens consistentes, aumentar o reconhecimento e se adaptar às mudanças do mercado. 
Comece definindo a identidade da sua marca: seus valores, sua voz e seu visual. Depois: 
Ele mantém sua equipe alinhada, auxilia na integração e garante que cada conteúdo ou campanha lançada reflita sua marca de forma clara e consistente. 
Se você quer que sua marca permaneça na mente do seu público-alvo, precisa de uma marca forte e reconhecível. 
O primeiro passo para construir isso é documentar sua estratégia de marca. 
Ela ajuda a delinear seus recursos visuais, voz, mensagens e muito mais. Depois de criá-la, tome algumas medidas para torná-la ainda mais visível
Quanto mais visibilidade você tiver, maior será a probabilidade de consolidar sua marca na mente do seu público.
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About the author:
Diretora de Marketing NP Digital Brasil
Marketing Director na NP Digital Brasil, que é a primeira agência do Neil Patel com referência mundial em soluções de Marketing Digital para empresas, especializada em SEO, Mídia Digital, CRO e Dados.
Élida possui participação ativa em gestão de mudanças, processos de estruturação e implementação de Growth Hacking em times de marketing; Ampla experiência em gestão de pessoas com formação e desenvolvimento de equipes de alta performance, com liderança participativa e reconhecimento de pessoas; Condução de grandes projetos ligados a marca, clientes e vendas.
Graduada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven pela PUC-RS

source: https://neilpatel.com/br/blog/estrategia-de-marca/
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